Elas são os elementos mínimos da música, juntas formam ritmo, harmonia e melodia. As notas musicais são universais, pois assim unificam e facilitam o trabalho dos músicos no mundo todo. Elas podem ser representadas por letras, sílabas ou partituras. Aprendê-las é um grande passo para começar a tocar seu instrumento musical favorito, pois são necessárias para fazer a leitura das musicas.

Existem dezenas de notas musicais, mas elas são representadas por apenas 7 sílabas: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Ela podem ser escritas através de Partituras: pequenas bolinhas nas pautas, que são aquelas 5 linhas horizontais que formam os desenhos das músicas. Essa forma é mais completa, porém é também a mais complexa.

Existe também uma representação por letras do alfabeto, que é mais fácil de aprender, caso seja um iniciante no mundo do violão, é bom começar por ela. Saiba quais são as letras do alfabeto correspondentes à cada nota:

  • – C
  • – D
  • Mi – E
  • – F
  • Sol – G
  • – A
  • Si – B (em Alemão – H)

As notas funcionam em ordem ascendente, ou decrescente. A ordem ascendente, elas vão “subindo”. Quanto mais altas, mais agudas se tornam. Ex: Ascendente de Ré – Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré.

Nas notas decrescentes, elas vão diminuindo e o som vai se tornando mais grave. Ex: Descendente de Sol – Sol, Fá, Mi, Ré, Dó, Si, Lá, Sol.

Pautas

As pautas são as linhas horizontais, nela ficam posicionadas as bolinhas que formam as notas. Podem também ser chamadas de pentagrama. Você sabe a nota de acordo com a sua posição nessas linhas. São 4 espaços entre elas e 5 linhas ao todo e são neles que escrevemos as notas. Quanto mais acima ela estiver, mais aguda será e quanto mais baixa, mais grave.

Clave

Através da clave conseguimos saber o nome de todas as outras notas. Ela informa e fixa uma das notas. A partir dela conseguimos contar as outras, facilitando a “contagem.”

Por exemplo a clave de sol se inicia na segunda linha do pentagrama (ou pautas, como preferir). Sabendo o nome dela, você sabe o nome de todas as outras. Veja como exemplo a imagem abaixo:

Além da clave de sol que é a mais popular de todas, existem claves de vários outros tipos, uma delas é a clave de fá. Ela fica na terceira e quarta linha e é usada para instrumentos de extensão grave.

A partir dela é possível descobrir o nome de todas as outras notas. E por último vamos falar da Clave de dó, que tem a mesma utilidade das duas anteriores. Ela pode ser marcada na primeira, segunda, terceira e quarta linha do pentagrama, porém a mais comum é a da terceira linha, com extensão médio-aguda. A extensão dela pode variar desde aguda, até grave. Conheça a clave de dó:

Galeria de imagens

Veja algumas imagens relacionadas à notas musicais:

The ipad has also been instrumental in enriching the fluidity and ease with which I have more about the author been able to deliver presentations and to participate in group discussions