Muita gente deseja aprender a tocar violão, afinal o som dele fica bem em quase tudo. É um instrumento que pode ser levado para qualquer lugar e não precisa de muitos equipamentos, apenas ele e uma palheta já são o suficiente. Para aprender o instrumento é necessário conhecer bem as cifras, que são a representação das notas através de letras. Então pegue a listinha abaixo e decore-a:

  • Dó – C
  • Ré – D
  • Mi – E
  • Fá – F
  • Sol – G
  • Lá – A
  • Si – B (em alemão H)

Caso não consiga decorar de primeira, vá treinando e você pode consultá-la aqui sempre que precisar. Uma boa dica é imprimir e colar em algum lugar que você veja sempre, ou deixá-la próxima à você toda vez que for treinar.

Trastes

Não, não é um xingamento. Os trastes são aquelas divisões do braço do violão, feitas normalmente em metal e ficam cravadas na madeira, por baixo das cordas.  Como você pode ver na imagem abaixo:

Notas

Pense no violão posicionado de pé à sua frente. A imagem abaixo mostra o braço do violão e tudo o que você precisa saber. A nota mais aguda, a mais grave, como posicionar o dedo e até mesmo os trastes que citamos acima. Veja cada nota abaixo:

As notas F (fá) e B (si) não estão representadas pois utilizam pestana e são aprendidas apenas em módulos mais avançados. Os acordes acima, são notas naturais e mais simples de serem aprendidos, porém sabendo eles, é possível tocar inúmeras músicas. Se quiser sair tocando alguma coisa logo de cara, é importante aprendê-los.

Acordes na verdade são conjuntos de notas que emitem um som harmonioso quando tocados simultaneamente. São o primeiro passo a ser aprendido. No começo é difícil, mas com o tempo os músicos passam a tocar sem precisar se quer olhar para o braço do violão. Basta perceber o artista de sua banda favorita.

Além deles, existem inúmeros conjuntos de notas musicais: maior, menor, bemol, sustenido, diminuto, acordes com baixo e etc. Depois de aprender os acordes maiores, fica muito mais fácil aprender o resto. Se você foi bem sucedido nos ensinados por primeiro, pode começar a arriscar esses outros dois:

Diagramas

Os acordes de corda, como o violão, são representados através de diagramas, que são esses desenhos acima. Se você olhou para eles e não entendeu nada, vamos explicar como funciona a leitura deles.

Primeiro localize as cordas, que são as linhas verticais. Elas começam da direita para a esquerda. A última corda é a mais grossa e representada pela letra “E” maiúscula. A primeira corda é a mais fina de todas e é representada pelo “e” minúsculo.

As linhas horizontais representam os trastes do violão. São aqueles riscos horizontais de metal que se distribuem ao longo do braço do instrumento e ficam abaixo das cordas, presos na madeira. Eles separam o braço em espaços, que chamamos de casas.

Agora você precisa identificar as bolinhas no diagrama, assim que o fizer verá que elas possuem um número. Esses números correspondem ao dedo que você usa para tocar o instrumento musical. Veja:

Para ficar cada vez melhor e aprender mais, recomendamos praticar muito. Se preferir, é possível contratar um professor para lhe auxiliar, porém caso queira, existe a possibilidade de treinar em casa e aprender sozinho. Navegando pelo site, é possível encontrar mais informações de notas musicais e instrumentos.

Boa sorte no aprendizado!

Applications like keynote and cloudon coupled with the ipad’s mirroring function means that presentations can be viewed on an apple tv in https://writemyessay4me.org/ the classroom without compatibility errors of other technologies